COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA

Recuperação de dívida

As 4 regras de oura para uma inadimplencia baixa

As regras de ouro da gestão de credito Estabelecidas por profissionais da gestão de crédito e por especialistas em cobrança difícil, essas regras foram validadas ao nível estatístico.

Os resultados dos estudos realizados mostraram que : Apesar da forte inadimplência atual, muitas empresas não tinham política de crédito e de cobrança definidas (critério de avaliação, pesquisa de antecedentes ...)

Cuidados na concessão de credito

As empresas que implementaram critérios claros na concessão de credito baixaram significativamente a inadimplência sofrida (redução de 32% a 74% consoante os critérios utilizados).

Plano de ação na hora de cobrar

Alem da existência duma política de concessão de crédito, o secundo fator que distinguia as empresas de sucesso era a existência dum plano definido de ação quando as dividas venciam.

As recomendações dos profissionais e as suas validações no terreno permitiram distinguir 4 principais fatores de sucesso na implantação duma política de credito. Esses fatores que chamamos "regras de ouro" são de implementação simples e têm resultados significativos, tanto na redução da inadimplência tanto, na recuperação de parte ou totalidade da divida nas situações mais difíceis (falências, concordatas, liquidações...).