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8 Técnicas de como cobrar um cliente

Um dos momentos mais complicados, no dia a dia de dono de empresa, é a hora de cobrar um cliente. Veja técnicas para tornar essa tarefa mais simples.

Quem tem um negócio sabe o quanto é difícil cobrar um cliente inadimplente. A maior dificuldade é efetuar a cobrança de um jeito que seja eficaz e o leve a efetuar o pagamento.

 

Isso tudo sem causar uma má impressão e prejudicar seu relacionamento com a empresa, fazendo com que o cliente queira voltar a comprar com você e, principalmente, fale bem do seu negócio.

Muitas vezes isso pode parecer impossível, no entanto, há técnicas e argumentos que você pode utilizar para fazer com que a cobrança seja mais eficiente, amigável e não abusiva.

Técnicas para cobrar e negociar com um cliente

1.  Cobre!

2.  Faça os primeiros contatos de forma impessoal

3.  Ouça o cliente

4.  Utilize lembretes

5.  Organize-se

6.  Ofereça soluções

7.  Evite métodos de cobranças ultrapassados

8.  Entenda como abordar o cliente nos diferentes meios de comunicação

Regra n.1 : Informação pertinente sobre os clientes

Se fizer uma analise dos balanços tenha a certeza que são verdadeiros (documentos auditados, copia da declaração de IR ...). Não é necessário ser um especialista em analise financeira para avaliar a situação financeira duma empresa. Alguns índices são suficientes (existência de lucro e índices de liquidez favoráveis por exemplo).