Como reduzir a inadimplência nas empresas?

inadimplente regiões brasileiras

Saber como reduzir a inadimplência nas empresas é uma medida que deve ser adotada por todo gestor de empresa. Afinal, essa prática pode garantir a sobrevivência de seu negócio.

Só para você ter uma ideia, a Serasa Experian revelou que, em março de 2019, a quantidade de pessoas com dívidas atrasadas ou negativadas no Brasil foi de 63 milhões, uma marca recorde de sua série histórica. 

Como reduzir a inadimplência nas empresas: gestão controlada?

Afirmar que não controlar a inadimplência pode ocasionar o fechamento de um negócio tem fundamento. Afinal, de acordo com estudo feito pelo Sebrae, a questão do não pagamento gera mais preocupação entre os empresários do que a concorrência acirrada. 

Além de prejudicar o fluxo de caixa de uma companhia, a inadimplência compromete todo o controle financeiro de uma organização. Isso porque, sem recursos, o gestor enfrenta desafios importantes, como a dificuldade de honrar com seus pagamentos com fornecedores ou ter que recorrer a empréstimos. 

Além de gerar insegurança e preocupação, um índice de inadimplência elevado pode, de maneira simplificada, aumentar os custos e reduzir ganhos. Logo, em termos gerais, pode ocasionar o fracasso de um empreendimento. 

Diante desses fatos, é possível concluir que saber como reduzir a inadimplência de sua empresa  deve ser uma das prioridades.

Como reduzir a inadimplência nas empresas: qual taxa é aceitável?

Segundo dados disponibilizados pelo Banco Central, uma taxa de inadimplência pode ser considerada aceitável se estiver na faixa de 5%. Vale destacar que esse índice se refere aos pagamentos não quitados que superem 90 dias de atraso. 

Nesse quadro é fundamental considerar o segmento de seu negócio. Isso porque é comum que diferentes nichos trabalhem com taxas de inadimplência distintas. Entretanto, ter como base a taxa de 5% pode servir como uma boa referência para você.