Regra n.2: Garantia ou fiador

Se o não pagamento da divida puder por em perigo o equilíbrio financeiro ou o futuro da sua empresa exige uma garantia bancária ou um fiador.

A proteção do fiador ou da garantia bancária
O fato de conseguir um fiador ou uma garantia bancaria já é um sinal que o devedor tenha convencido uma pessoa ou um banco da sua boa fé e da sua capacidade em honrar seus compromissos. O fiador ou o banco sabe que em caso de incumprimento pelo devedor a responsabilidade será dele e logo ele terá o maior cuidado antes de conceder seu aval.
Os fiadores e as garantias bancárias pelos seus efeitos permitem compensar uma eventual carência nas informações obtidas sobre o devedor (ver regra n.1), são dessa maneira particularmente úteis nos negócios com entidades estrangeiras onde a recolha de informação é mais difícil.
Outro aspecto da garantia é que se o fiador ou o banco erraram na sua avaliação e se o devedor for incumpridor podemos nos ressarcir da divida com eles. Para que este aspecto seja efetivo é necessário tomar alguns cuidados que expomos nos pontos seguintes.
Fiador
O valor do fiador, tanto no aspeto prevenção que no aspeto execução, reside nas conseqüências que o fiador sofreria em caso de incumprimento do devedor principal. Conseqüentemente a garantia do fiador tem valor se ele tiver algo a perder em caso de inadimplência do devedor. Por isso ele deve ter bens susceptíveis de garantir a divida.
Rejeita logo o cliente se tiver suspeito que ele recorre a um "fiador profissional".
Apure a ligação entre o fiador e o devedor.
Costuma-se exigir que o fiador seja proprietário dum imóvel preferencialmente no estado onde você está instalado. Está situação facilita a verificação e a execução eventual dos bens.
Tenha o contacto do fiador. A contata-lo você poderá exercer indiretamente uma pressão sobre o devedor.
As certidões do fiador devem ser pedidas e analisadas. Um fiador sem bens ou com os bens comprometidos não serve.
Garantias bancárias
A garantia deve ser emitida por um banco que você considera credível.
Privilegie as garantias "1st demand". Este tipo de garantia impede que o devedor bloqueia o pagamento do banco. Assim você pode acionar a garantia quando quiser e o banco terá que pagar qualquer sejam os argumentos que invoca o devedor.
A garantia deve ser confirmada com o banco e o original do documento deve ser guardado num local seguro.
Outras garantias
Destacamos o fiador e a garantia bancária pela forte segurança que eles oferecem. Obviamente os outros tipos de garantia (hipoteca, aval, penhora ...) podem deixar mais segura a situação do credor se se toma o cuidado de verificar a existência, a situação legal dos bens e direitos objetos de garantia.