COMO REDUZIR A INADIMPLÊNCIA

Recuperação de dívidas

As 4 regras de ouro da gestão de credito

Estabelecidas por profissionais da gestão de crédito e por especialista em cobrança difícil, essas regras foram validadas ao nível estatístico.
Os resultados dos estudos realizados mostraram que :

Apesar da forte inadimplência atual, muitas empresas não tinham política de crédito e de cobrança definidas (critério de avaliação, pesquisa de antecedentes ...)
As empresas que implementaram critérios claros na concessão de credito baixaram significativamente a inadimplência sofrida (redução de 32% a 74% consoante os critérios utilizados).
Alem da existência duma política de concessão de crédito, o secundo fator que distinguia as empresas de sucesso era a existência dum plano definido de ação quando as dividas venciam.
As recomendações dos profissionais e as suas validações no terreno permitiram distinguir 4 principais fatores de sucesso na implantação duma política de credito. Esses fatores que chamamos "regras de ouro" são de implementação simples e têm resultados significativos, tanto na redução da inadimplência tanto, na recuperação de parte ou totalidade da divida nas situações mais difíceis (falências, concordatas, liquidações...).