Regra n.1 : Informação pertinente sobre os clientes

As fontes de informação devem ser múltiplas e diversificadas.
Obtenha dados das agencias de informação comercial (elas fornecem dados sobre pessoas jurídicas ou físicas).
https://www.serasaexperian.com.br/
https://www.spcdireto.com.br/
https://www.boavistaservicos.com.br/
Consulte o seu banco. Pergunte ao gerente da sua conta se ele conhece elementos ao desfavor do cliente.
Se fizer uma analise dos balanços tenha a certeza que são verdadeiros (documentos auditados, copia da declaração de IR ...). Não é necessário ser um especialista em analise financeira para avaliar a situação financeira duma empresa. Alguns índices são suficientes (existência de lucro e índices de liquidez favoráveis por exemplo).
Obtenha dados das agencias de informação comercial (elas fornecem dados sobre pessoas jurídicas ou físicas).
Se o volume de negocio o justificar e consoante a localização do cliente visite as instalações dele (nada como seus próprios olhos para avaliar uma situação).
Peça informação ao próprio cliente
Se o cliente for pessoa física exige os documentos de identidade, um comprovativo do endereço da residência e do contacto telefônico.
O preenchimento de um formulário pelo próprio cliente é um condicionante a concessão de credito que o cliente seja pessoa jurídica ou física. Nessa ficha ponha um campo onde devem ser indicados os contactos de duas ou três pessoas que possam fornecer recomendações. As pessoas indicadas devem ser contatadas para confirmar que recomendam o cliente. Juntar a ficha uma copia da identidade do cliente (CNPJ, CPF).
Se o cliente for uma empresa peça o contacto dos seus maiores fornecedores. Com o contacto com as pessoas indicadas já é possível eliminar clientes sem reputação.
Implicar os comerciais
Os comerciais são muitas vezes os melhores colocados para saber a verdadeira situação dos clientes, devem estar interessado na aprovação e manutenção do credito acordada aos clientes.
Para evitar que se faça vendas apesar da situação de inadimplência onde se encontra o devedor, as comissões dos comerciais devem estar baseadas não no faturamento realizado mais sobre os valores recebidas.
Estabelecer um teto de crédito
No fim do processo de avaliação do futuro cliente, estabelece um teto de crédito.
O valor deve corresponder a um volume de compra considerado normal em relação ao faturamento atual do cliente.